PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Vigilância Sanitária e Procon fiscalizam Shopping Pátio Belém

Com o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos que comercializam alimentos, o Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com o órgão de Proteção ao Consumidor - Procon,  realizou no dia 17 de março,  uma operação dentro do shopping Pátio Belém. Ao longo da operação foram fiscalizados três estabelecimentos: a Pizzaria Hut, casa de chá Rei do Mate e a lanchonete Habib's.

No restaurante Rei do Mate foram encontrados e inutilizados no próprio local vários produtos sem identificação. Entre os alimentos estavam: 2,4kg de massa de pizza congelada, 460g de bacalhau desfiado, 4,5kg de camarão rosa cozido, 1,2kg de queijo, 9,2kg frango desfiado cozido e 1,7 kg de picadinho vencidos no dia 16 de março.
 
Também foi encontrado na área de manipulação, um refrigerador em péssimas condições de uso e  também alguns funcionários não obedeciam as boas práticas de higiene, como por exemplo, a não utilização de adornos (brinco, cordão, pulseira, etc). O dono do restaurante foi intimado a comparecer ao Devisa para prestar explicações.

 
De acordo com a lei 8.078, o dono de estabelecimento que expõe a venda produtos com validade vencida, pratica o crime previsto no artigo 7°, sujeito a multa conforme a definição do órgão competente.

 
Segundo o agente do Devisa, Jorge Neri, durante as fiscalizações realizadas em estabelecimentos como esses, é muito comum encontrar esses tipos de irregularidades. "Os comerciantes sempre afirmam que a falta de informação é o motivo crucial para cometer esses erros. No entanto, o Devisa realiza toda semana cursos de boas práticas de higiene para os manipuladores de alimentos. O que falta mesmo é o interesse e a fiscalização diária de seus funcionários", afirma.
 
O fiscal do Procon, Michael Souza, orienta o consumidor a estar sempre atento para a data de validade do produto no ato da compra. "As pessoas podem cooperar também com o nosso trabalho através de denúncias. É importante que o consumidor se conscientize do perigo que corre ao ingerir produtos fora da data de validade", ressaltou.

 
A fiscalização realizada na cozinha da Pizzaria Hut e lanchonete Habib's obedecia às regras da vigilância Sanitária, no entanto foram encontrados no balcão da pizzaria refrigerantes vencidos. Os técnicos do Devisa inutilizaram o produto e o dono do estabelecimento foi notificado e multado pelo Procon.

 
A operação será mais rigorosa e continuará durante todo esse mês nas praças de alimentação dos shoppings da capital. Os donos dos estabelecimentos que não se enquadrarem às normas da Vigilância Sanitária serão multados.
 
Fonte: Ascom Sesma