PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Capacitação técnica

Nos dias 17 e 18 de março a Diretoria de Proteção e Defesa do consumidor, por meio da Divisão de Estudos e Projetos (DEP), realizou a formação continuada dos servidores e funcionários do PROCON/PA. As palestras foram voltadas mais para a capacitação técnica do atendimento.
 
No primeiro dia do curso, a Diretora do PROCON/PA, Karla Barbosa realizou uma apresentação institucional, onde relatou um pouco da história do órgão e como esse funciona.  Em seguida a Juíza Carolina Cerqueira de Miranda falou sobre o Juizado Especial do Consumidor, explicou suas competências e falou sobre as principais reclamações.
 
Para explicar sobre uma nova forma de atendimento, o Coordenador de Tecnologia do PROCON/PA, Rômulo Amoras, falou sobre a CIP Eletrônica, e mostrou na prática como esse novo sistema vai funcionar. E para encerrar o primeiro dia do curso a Delegada Maria do Perpetuo Socorro, da Defesa do Consumidor (DECON/PA), falou sobre os crimes contra as relações de consumo e as principais demandas de reclamação.
 
Já no segundo dia da capacitação, o Promotor de Justiça Marco Aurélio do Ministério Público do Pará, explicou o trabalho do Ministério Público em conjunto com o PROCON e falou também, sobre o funcionamento e as principais demandas do órgão.  Para esclarecer as dúvidas sobre planos de saúde, seus reajustes, contratos e objetivos o Técnico em regulamentação da saúde suplementar, Tiago Pantoja, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, ao decorrer de sua palestra explicou como acontece o atendimento e as competências da ANS.
 
Finalizando o curso, Miguel Fortunato da Agência de Regulação de Serviço Público do Estado do Pará, explicou o trabalho da ARCON e sua função na sociedade. O representante da Coordenação de Fiscalização do PROCON/PA, Edson Costa falou também sobre as competências e finalidades da fiscalização que o órgão realiza.
 
No decorrer de todas as palestras e ao final delas, perguntas e debates foram abertos com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos participantes. Todos eles receberam um kit para acompanhar as palestras.