Melhorias na gestão do Sindec

No dia 26 de abril, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/PA), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, participou em Brasília, da 1º reunião dos dirigentes do Departamento Nacional de Defesa do Consumidor (DPDC), integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).

O objetivo do encontro foi discutir em âmbito nacional questões relevantes sobre a gestão do SINDEC 2011, e o planejamento para o próximo período. Dentre as questões discutidas está o período relacionado às reclamações fundamentadas, o cadastro será realizado no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro. Os Procons irão ter o prazo de dois meses para elaborar os relatórios e encaminhá-los ao DPDC.

Foi solicitado aos Procons a criação de uma comissão que defini responsabilidades especificadas para o SINDEC, como: Assessor de informática, Administrador do sistema, Auditor de cadastro do fornecedor, Auditor de reclamações fundamentadas, Supervisor de atendimento e Supervisor de controle de processo. Além disso, foi solicitado também informações sobre o servidor que hospeda o sistema como, backup, antivírus, política de acesso a internet e a manutenção.

Durante a reunião foram repassados importantes dados estatísticos, o DPDC divulgou que 24 estados já possuem o Sindec implantado, abrangendo 170 cidades. Aproximadamente são realizados 4 milhões de atendimento anualmente.

Segundo o Coordenador de Tecnologia do PROCON/PA, Romulo Amoras o Sindec consegue acompanhar todo o processo de atendimento do consumidor. “O sistema acompanha desde seu atendimento inicial, seguido por conciliações até o desenvolvimento do cadastro de reclamações fundamentadas. Tornando-se uma excelente ferramenta de utilidade para a sociedade, que poderá obter informações dos fornecedores que possuem alto índice de inadimplência a nível municipal, estadual e nacional", ressaltou Amoras.

O Sindec é um sistema informatizado que permite o registro de todas as demandas individuais de consumidores levadas aos Procons integrados. A partir desse sistema, o consumidor pode saber se há registro de determinada empresa, para que possa escolher de forma mais consciente a compra de produtos ou a contratação de serviços, evitando futuros problemas. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, definindo os 10 fornecedores mais reclamados, procurando promover a educação de fornecedores e consumidores.