PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Sites de comércio eletrônico que não entregam o que prometem

Na hora de realizar compras na internet, existe uma serie de sites comercias que oferecem serviços e produtos. Porém, depois que a compra é realizada alguns sites não cumprem o seu papel. O consumidor precisa ficar atento para não cair nessas armadilhas virtuais.
 
Antes de realizar qualquer compra na internet, faça uma pesquisa em redes sociais, geralmente consumidores insatisfeitos publicam suas opiniões a respeito do site.  Desconfie de preços muito a baixo da média do mercado.
 
Fique atento, para os sites que exigem depósitos em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança. Observe sempre o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos adotados pela companhia (exemplos: reclamação, devolução, garantias dos produtos, etc). E ao fornecer seus dados pessoais, nunca forneça a senha do seu cartão. Uma das providências recomendadas é clicar duas vezes no cadeado de segurança (no rodapé da página da internet) para verificar se o site está certificado.
 
As aquisições realizadas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone) podem ser canceladas em até sete dias, contados a partir da assinatura do contrato ou do recebimento da mercadoria. Para isso, o consumidor deve formalizar o cancelamento e devolver o produto, caso tenha recebido, solicitar a devolução da quantia eventualmente paga.
 
Guarde todos os dados das compras (nome do site, itens adquiridos, valores pagos, números de protocolo). E não se esqueça de exigir sempre a nota fiscal em qualquer compra, para ter o seu direito resguardado, caso precise formalizar uma reclamação junto ao fornecedor ou em um órgão de defesa do consumidor.
 
Abaixo segue uma lista de sites onde o direito do consumidor não foi respeitado:
 
Site
www.eletropenhaonline.com.br