Cobranças e serviços devem estar claros para os consumidores nos salões de beleza

É prática frequente nos salões de beleza a cobrança de escova após o corte, muitas vezes sem que a consumidora seja informada de que o serviço será cobrado. Além disso, quando a química ou o corte não produzem o efeito desejado pelo consumidor, geralmente o preço é cobrado da mesma forma.

No caso das tinturas e químicas, é necessário que o consumidor se informe sobre referências do estabelecimento. Observe, se o salão está habilitado a fazer o procedimento que procura e se os produtos e equipamentos são de qualidade. É importante também, conversar com o profissional sobre suas reais necessidades e sobre a sua ideia de resultado final do procedimento, essas medidas podem evitar surpresas desagradáveis no seu cabelo e na sua conta.

O consumidor deve solicitar recibo de cada serviço prestado no salão, pois caso haja necessidade de entrar com alguma ação contra o estabelecimento, o consumidor deve possuir provas de suas alegações mediante fotografias, testemunhas e cupons fiscais, pois esse tipo de prova colabora bastante para o êxito da ação.

É recomendável antes de procurar a Justiça, tentar resolver a questão no próprio estabelecimento. Às vezes, tratamentos de cortesia podem ser oferecidos pelo salão, na tentativa de minimizar os danos causados ao cliente. Se essa alternativa de solução do problema não for satisfatória, o próximo passo é registrar uma reclamação no Procon da sua cidade.