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Procon/PA comemora 23 anos de instalação

 Nesta quinta-feira, 25, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) comemora seu  23° ano de instalação oficial. O primeiro pólo de atendimento, ficava em um casarão na Tv. Rui Barbosa de esquina com a av. Nazaré. “Nós trabalhávamos em baixo, a gente até chamava de porão” fala carinhosamente a secretária da diretoria, Senhora Celeste Souza funcionária a mais de 20 anos se referindo ao subsolo do casarão em que trabalhavam.

 Após nove anos da primeira instalação, o Procon/PA  mudou-se para o prédio onde hoje funciona a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Por lá ficou por mais 10 anos e depois mudou-se novamente, dessa vez para a av. Almirante Barroso, uma das mais movimentadas de Belém. Mas não passou muito tempo por lá, 3 anos depois, em 2010, o Procon/PA recebeu um novo prédio localizado na tv. Castelo Branco onde está instalado até hoje.

Muitas ações marcaram o Procon/PA ao longo desses 23 anos, como o “Kit-Procon”, em que as pessoas se dirigiam até os correios e faziam suas reclamações por meio de uma ficha que mais tarde chagava por correspondência no pólo de atendimento. Outra ação importante que foi desenvolvida, foi o “Pró-comunidade”, em que eram oferecidos palestras e cursos aos lideres comunitários com objetivo de conscientizar a população do seu direito enquanto consumidor. Além dessas ações que foram extintas, hoje, o Procon/PA realiza os atendimento, em quatro pólos. fiscaliza estabelecimentos e oferece palestras e cursos com intuito de garantir os direitos previstos no CDC.

Os atendimentos são feitos diariamente e recebem em média, no pólo central, 60 pessoas. Diante dessa média podemos supor que 300 pessoas são atendidas por semana, 1.200 por mês, e 14.400 por ano, e supõe-se que mais de 300.000 pessoas já tenham sido atendidas ao longo desses 23 anos de Procon/PA. A grande quantidade de pessoas não se restringe apenas aos consumidores. Pelo órgão já passaram aproximadamente 1.250 funcionários dos mais diversos perfis e formações profissionais, como veterinários, contadores, economistas, técnico em educação, entre outros.

Devido a grande demanda de reclamações e ao crescimento do comércio ao longo de pouco mais de 2 décadas, hoje, diretoria de proteção e defesa do consumidor conta com 4 pólos de atendimentos só na capital. Vale lembrar também, que existem outros 9 pólos municipais distribuidos em Santarém, Parauapébas, Breves, Marabá, Castanhal, Rondon do Pará, Barcarena, Paragominas e o mais recente, Jacundá, tudo com objetivo de atender a população e assegurar os direitos do consumidor.

 

 

 

 

Vandson Batalha – Ascom Sejudh