Procon/PA participa de Audiência Pública para falar sobre fornecimento de energia.

Na última quarta-feira, 31, a Diretoria de Proteção e Direito do Consumidor (Procon/PA) vinculada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participou de uma audiência pública que pediu esclarecimentos sobre os constantes apagões que ocorrem no município de Ananindeua.
O autor do requerimento de pedido da Audiência foi o Vereador Miro Sanova. Durante entrevista, o vereador disse que esse problema precisa ser resolvido para que o fornecimento de energia não se torne o pior do Brasil.
Na audiência estavam os representantes da Rede Celpa Samir Bazzi diretor de operação, Mauro Chaves diretor administrativo e financeiro, Risoleide Almeida gerente de atendimento, Jander Rego gerente de operação do sistema, Carlos Couto Gerente de operação de energia, e Ediuberto Müller coordenador da operação de distribuição. Durante o tempo de quase duas horas eles divulgaram os investimento e melhorias que foram e que serão feitos, e ressaltou as dificuldades que a concessionária enfrenta como desvio de energia e as dimensões territoriais.
Na Audiência estavam presentes diversas autoridades que falaram sobre os problemas. Para Fernando Frazão, representante da ARCON e ANEEL, se os apagões e reclamações persistirem, a Rede Celpa precisará fazer um estudo mais aprofundado. Já para o Promotor de Justiça Hélio Faustino, a população tem que exigir que não falte mais energia já que somos a sétima economia do mundo. Falou o representante do Ministério Público Estadual comparando nosso país com países que já visitou e que não há problema de falta de energia.
Dentre as autoridades que se pronunciaram, a Coordenadora do Procon/PA Carla Barbosa, expôs números e mostrou que a Rede Celpa é Campeã de reclamações no Procon estadual e que só no primeiro semestre os números de reclamações já subiram mais que o número total do ano passado. Além da exposição dos dados, a coordenadora indagou a demora nos atendimentos e disse que a população tem o direito de contestar cobranças abusivas e melhor qualidade nos serviços, já que a Rede está fazendo grandes investimentos. Ao fim da fala, Carla Barbosa sugeriu ao vereador Miro Sanova e a Presidente da Câmara municipal Ray Tavares a criação de um Procon Municipal para atender melhor os moradores de Ananindeua.
A população é a grande prejudicada com os problemas da concessionária. O pedreiro Manoel Marinho, 52, está a mais de um ano sem energia elétrica. O pedreiro era declarado baixa renda e por muito tempo pagou uma quantia de aproximadamente R$ 13,00, referente a menos de um salário mínimo. “Hoje eu não tenho condições de pagar” disse o pedreiro se referindo as contas que chegaram a um valor de R$ 200,00.
Por fim, foi entregue aos representantes da Celpa um abaixo assinado com 6.000 assinaturas pedindo providências. Caso os problemas não sejam resolvidos, a Câmara Municipal criará uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e punir de maneira mais eficaz a Rede Celpa.

Vandson Batalha – Ascom Sejudh