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“Operação Círio” do Procon segue com fiscalização e orientação

 

Desde o último dia 26, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Pa), vinculada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realiza a “Operação Círio 2011”. As ações do órgão incluem desde a fiscalização de produtos e serviços, até a orientação aos consumidores. Nesta sexta-feira (30), o Procon segue com atendimento das 8h às13h e das 14 às 18h, no Porto Arapari, localizado na Rua Siqueira Mendes, 120.

Os pontos centrais de atendimento foram escolhidos a partir do fluxo de pessoas que chegam à capital do estado para participar das homenagens à padroeira dos paraenses. A demanda de moradores da região metropolitana de Belém, também foi levada em consideração pela Diretoria, que busca levar à população, um serviço de qualidade. Neste sábado (1), das 8h às 12h, a ação será realizada na Praça Batista Campos. Já no domingo (2), das 8h às 14h, o Procon dirige-se à Praça da República.

Com o Procon Móvel – veículo que subsidia o atendimento dos servidores do órgão, a Operação atende a população em pontos estratégicos e descentralizados. Além da proximidade e comodidade oferecidas, o Procon pretende assegurar os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Para a servidora Eliane Miranda, as atividades do Procon garantem informações necessárias aos atendidos. “Além da distribuição de materiais informativos, as abordagens e as orientações conscientizam a população quanto aos seus direitos”, afirma.

O agente fiscal, Edson Costa, acompanha as ações desde o início da Operação, e ressalta que as fiscalizações visam orientar, e não somente autuar os estabelecimentos. “Já vistoriamos 25 estabelecimentos. Destes, 14 foram orientados, e três foram autuados por falta de precificação, ou por fornecimento de produtos sem procedência, vencidos.

Os consumidores que desejam abrir reclamações devem apresentar, junto aos documentos pessoais, os comprovantes de compra. Recibos, faturas, notas fiscais, certificados de garantia, contratos, boletos de pagamento são importantes para a efetuação da reclamação. Além desses comprovantes, o consumidor que se sentir ludibriado, deve portar a cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.

 

Ellyson Ramos - Ascom Sejudh