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Procon apresenta ferramenta que garante agilidade em processos


Nesta quinta-feira (17), a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou uma palestra no prédio da diretoria para apresentar aos fornecedores uma nova ferramenta: a Carta de Informações Preliminares. Mais conhecida como CIP eletrônica, a carta contém um resumo do relato e do pedido do consumidor, e seu uso agiliza processos do Procon/PA.


A palestra foi ministrada pelo Coordenador no Auditório do Procon/PA, que explanou, para os mais de 36 representantes de empresas fornecedoras, como utilizar a nova ferramenta, por meio da internet. “Com esse novo método, daremos uma maior celeridade aos processos de atendimento ao consumidor, possibilitando uma solução mais rápida de sua insatisfação", explicou o Coordenador de Tecnologia do Procon, Rômulo Amoras.


Ao fazer uma reclamação no Procon, o consumidor deve ter em mãos para a abertura de reclamações: faturas, recibos, nota fiscal, tickets de caixa; certificados de garantia, ordem de serviço, contratos, boletos de pagamento, cópia dos documentos de produto ou serviço que provocou a reclamação, cópia do RG, CPF e comprovante de residência.


Após a abertura formal da reclamação, é enviado ao fornecedor uma CIP, que por sua vez, tem um prazo de até 30 dias para dar uma resposta ao consumidor.  Com a nova ferramenta, o tempo de espera diminui para apenas 10 dias. Aos fornecedores, serão entregues senhas e nome de usuários para que eles tenham acesso as Cip’s por meio do site www.procon.pa.gov.br. Com isso, todos poderão enviar respostas das reclamações.


Vandson Batalha – Ascom Sejudh