PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Posto Avançado do Procon é inaugurado em Ananindeua

 A população do município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, ganhou reforço na garantia de direitos enquanto consumidores. Na manhã desta segunda-feira (21), o governo do Estado inaugurou o primeiro Posto Avançado da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Pa) naquela cidade. O ambiente oferece conforto e maior agilidade na solução de conflitos nas relações de consumo. Os atendimentos já iniciaram no local, e a expectativa é atender cerca de 30 casos todos os dias.

Resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Associação Social e Beneficente Industrial (Asbed), o primeiro posto do Procon no município representa uma grande conquista para os ananindeuenses. "Essa Unidade vai mudar a vida de muita gente, pois a demanda das pessoas que moram aqui é gigantesca. Esse posto simboliza uma grande vitória para o povo desse município", afirmou um dos membros da Asbed, Fábio Figueiras.
A necessidade de implantar uma unidade no Centro de Ananindeua surgiu quando os gestores verificaram que o segundo maior município do Pará ainda não tinha um local próprio para prestar atendimentos. “Nós estamos ávidos por atender a população deste município, e por isso, é uma grande satisfação para o governo do Estado, inaugurar essa unidade. O Procon atua na intermediação de conflitos, e tenho a certeza de que todos terão suas demandas solucionadas. A diretoria evoluiu bastante, e a cada dia, procura melhorar ainda mais o atendimento” explica Fábio Haber, diretor de assuntos jurídicos da Sejudh.
A comerciante Elnardina Vulcão mora há 25 no local e apoiou a iniciativa. “É muito bom ter o Procon por perto. Eu também sou consumidora e sei o quanto é importante nos sentirmos amparados. Assim como muitos moradores, eu tenho alguns assuntos pendentes, mas não tinha tempo de ir ao Procon. Agora, com o posto aqui do lado de casa, vou procurar meus direitos”, afirma.
            A proximidade do órgão também foi bem vista pela dona de casa, Fátima Souza. “Eu fiquei muito feliz quando soube (da instalação do novo posto do Procon). É  um grande avanço, pois as pessoas que moram em Ananindeua não precisarão ir até Belém para consultar o Procon. E o melhor de tudo é que o posto fica perto da minha casa”, conta.
O Procon Móvel – veículo informatizado que subsidia orientações aos consumidores também foi disponibilizado pelo órgão para atuar na inauguração da unidade de atendimento ao consumidor. Durante oratória, a Diretora do Procon estadual, Eliana Uchôa, ressaltou a presença da gestão estadual nos quatro cantos do estado e enfatizou o interesse do governo em inaugurar novas unidades avançadas. “Nós possuímos postos do Procon em vários municípios. Este polo de Ananindeua é apenas o começo, pois pretendemos inaugurar outros e estar, cada vez mais, disponíveis à população”, destacou.
O Posto Avançado do Procon, em Ananindeua, está situado na Avenida Zacarias Assunção, quadra trinta e um, 3, bairro Centro. O horário de atendimento permanece padronizado: das 8h às 14h, os servidores prestam atendimento aos consumidores; e das 14h às 16h, realizam audiências de conciliação. Para maiores informações, basta entrar em contato com o posto, pelo fone: (91) 3286-8026. “Após o atendimento do consumidor e o primeiro contato com a empresa, por exemplo, as audiências de intermediação de conflitos são agendadas para solucionar os casos No entanto, se não houver um acordo entre ambas as partes, o Procon abre um processo para que - por meios legais - o consumidor tenha o seu problema resolvido”, explica, Eliana.


Ellyson Ramos - Repórter Sejudh