Procon/PA garante representação no Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participou de uma reunião promovida pela Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil, no último dia 18, em São Luís (MA), através da presença do diretor do Procon/PA, Moysés Bendahan.

Na ocasião, foi eleita a nova diretoria do ProconsBrasil para a gestão de 2015 a 2017 com intuito de dar continuidade ao fortalecimento da tutela administrativa de defesa do consumidor. Na pauta do encontro também estava a discussão de temas voltados à defesa do consumidor, com a presença dos Procons de todo o país.

Para presidente da associação, foi eleita Cláudia Francisca Silvano, do Procon do Paraná, e como vice-presidente a superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona Viana de Souza. Na reunião também foram nomeados 1º e 2º secretários, 1º e 2º tesoureiros, diretores regionais.

Durante o evento, ainda foram eleitos os  membros do conselho fiscal. Como titulares Sabrina Amaro Tricot, do Procon Municipal de Boa Vista; Ivete Maria Ribeiro, diretora executiva do Procon São Paulo; e Jorge Luiz Emanuelli; e, ainda, como suplentes, Emerson Queiroz, e Luiz Roberto Santos, do Procon Sergipe; e Moysés Bendaha, do Procon Pará.

Sobre a representação do Pará na ProconsBrasil, Bendahan afirma ser significativa. “É a primeira vez do Pará na Associação, e está agora fazendo parte da diretoria na ação nacional de Procons”, destaca Moysés.

O diretor ainda explica a importância de fazer parte da diretoria da Associação. “Os Procons do Brasil inteiro, estaduais e municipais, que são mais de oitocentos no Brasil, são ouvidos e tem fóruns de debates e ideias de vários procedimentos que são adotados pelos procons, podendo ser aperfeiçoados e implantados em vários estados, então há uma aproximação bastante significativa em todos os termos de cooperação, informação e da atuação do Pará em muitos outros campos que nós não tínhamos conhecimento”, finaliza.

Além da reunião da associação Brasileira de Procons, aconteceu na mesma semana mais dois eventos: a 12ª Reunião do Sistema nacional do consumidor (SNDC) com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério de Justiça (SENACON), e teve como pauta principal os serviços de telefonia e saúde suplementar; e o XV Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor, com a realização de diversas palestras, como: Energia elétrica; Tarifa Social; e o Direito do usuário nos pacotes de dados; voltadas aos direitos do consumidor e esclarecimentos sobre prestação de serviços essenciais.