PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Seminário da Sejudh debate abusos econômicos e os direitos da pessoa idosa

 

 Visando oferecer mais informações sobre os abusos financeiros realizados contra a pessoa idosa, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), através da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) e a Gerência de Proteção ao Idoso (GPI), realizou na manhã desta quinta-feira, 22,  o seminário intitulado “ Abusos Econômicos e os Direitos da Pessoa Idosa”.

 

Durante o evento foram questionadas várias vertentes sobre os direitos econômicos dos idosos, incluindo direitos básicos como a gratuidade e prioridade, que vem sendo desrespeitado na maioria das vezes. Diante da complexidade dessa realidade social, o evento refletiu e debateu os impactos da violência econômica na vida da pessoa idosa, a violação dos direitos desse segmento social, bem como fomentar parcerias interinstitucionais para combater esse tipo de abuso praticado contra a pessoa idosa no Estado do Pará.

O diretor do Procon, Moysés Bendahan, ressalta a importância do evento para esclarecimento dos direitos para os idosos. “O seminário oferece orientações aos idosos sobre as práticas de consumo ilegais geralmente oferecidas a eles e, assim, visa diminuir essas práticas e as reclamações recebidas no Procon sobre essas irregularidades”, declara.

 

Segundo a aposentada, Elza Maria do Nascimento, de 72 anos, o desrespeito mais frequente se dá na espera por atendimento nos bancos. “Sempre quando tentei resolver algum problema no caixa das agências bancárias a espera foi muito longa. Já passei mais de uma hora para conseguir resolver um problema simples na parte administrativa, e isso causa uma verdadeira revolta”, relata Elza Maria.

Para a gerente de Proteção ao Idoso da SEJUDH, Rocilene Nascimento, os órgãos são essenciais para levar a informação a respeito dos direitos como consumidores aos idosos. “Eles precisa m ser mais informados sobre seus direitos e deveres, esse é intuito do seminário, esclarecer sobre os direitos básicos como consumidor idoso e, com isso, evitar os abusos que são frequentemente praticados pela sociedade civil e institucional”, comenta.

 

O abuso financeiro praticado contra a pessoa idosa é um fenômeno que cresce a cada dia, afligindo e submetendo os idosos a situações constrangedoras e humilhantes com agravos emocionais e psicológicos que contribuem para os sintomas de depressão, pânico entre outros. Esta situação exploratória é vivida por muitos aposentados e pensionistas que, além de não poderem usufruir dos seus vencimentos, têm, muitas vezes, seus nomes registrados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em virtude do acúmulo de compras no comércio em seus nomes, como também o crescimento número de empréstimos a eles concedidos.

 

O seminário contou com a presença de representantes da ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o Grupo de Educação Financeira da Amazônia, da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA); Banco Central e Conselho Estadual da Pessoa Idosa; Além da parceria da Gerência de Proteção ao Idoso da SEJUDH.