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Procon/PA divulgará Cadastro de Reclamações Fundamentadas

 

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas será divulgado na terça-feira (15) pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em alusão ao Dia Mundial do Consumidor.

 

Segundo dados do ranking realizado pelo órgão, as três principais empresas que tiveram reclamações, ao longo do ano, foram Telemar norte leste s/a, Claro s/a e Digibras indústria do Brasil s/a. Serviços como cobranças indevidas e abusivas, Produto com vício, garantias e dúvidas sobre cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento foram as mais frequentes no Cadastro. As informações estarão disponíveis no site www.procon.pa.gov.br e no Diário Oficial do Estado a partir do dia 15.

 

O Cadastro tem como objetivo educar os fornecedores e consumidores e prevenir as relações de consumo frustradas, através do registro das reclamações feitas por direitos violados. O documento abrange reclamações atendidas e não atendidas, isto é, que foram acordadas ou não pelo consumidor e fornecedor, no período de janeiro a dezembro de 2015.

 

Dessa forma, o Procon visa divulgar as reclamações fundamentais atendidas, resolvidas e as não atendidas, serve para que decisões sejam tomadas de acordo com os resultados obtidos no Cadastro, levando em conta a política do consumidor.