PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Ação no Shopping Pátio Belém informa consumidores

Começou hoje de manhã, às 10h, a ação do PROCON no Shopping Pátio Belém que mostra aos cidadãos os direitos dos consumidores, defendendo a liberdade de escolha dos produtos e a igualdade ao fazer a compra. O PROCON contou também com a ajuda do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para informar as pessoas que estão no local.

 

De acordo com o diretor do PROCON, Moisés Bendahan, muita gente não conhece os direitos e não sabe que pode fazer reclamações, então a programação é muito importante porque dá mais oportunidades para os clientes denunciarem. “O esperado é que os fornecedores tenham algo a mais para oferecer aos consumidores. O PROCON ajuda muito, se for utilizado”, afirma.

 

Russylene Pereira é uma das consumidoras que não estão satisfeitas. Ela comprou o material escolar da filha em janeiro deste ano e pagou tudo à vista, mas a mercadoria ainda não chegou. “Vou fazer uma denúncia no PROCON, para ver se agiliza o processo”, declara. 

 

Segundo a gerente do Setor de Educação e Projetos do SEJUDH, Eliane Miranda, além da orientação feita pelos agentes de defesa do consumidor, existe a contribuição de materiais educativos: cartilhas para jovens e idosos, manual do consumidor, consumo consciente, etc. A idosa Percila Araújo já quis reclamar e denunciar alguns fornecedores, porém não tinha as informações necessárias. Com a ajuda dos panfletos, ela está mais tranquila. “Após a leitura vou saber o que fazer”, diz Percila.

 

Nos dias 17 e 18, acontecerão mais duas ações para comemorar o Dia Mundial do Consumidor. Na quinta-feira, haverá uma reunião no Auditório da Casa das Artes com 18 PROCONS do Pará, para fortalecer a política estadual na defesa do consumidor e definir as soluções para os problemas. Na sexta-feira, será feita uma oficina de capacitação interna dos agentes de defesa do consumidor no PROCON. Nesse dia, também acontecerá uma reunião com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Para (ARCON), que tem o objetivo de melhorar o serviço de energia elétrica no Estado.