PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Funcionários do Procon recebem capacitação sobre o serviço de água no Pará

 

A Diretoria de Proteção ao Consumidor (Procon/PA), em parceria com a Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE), realizou na manhã desta sexta-feira (1) uma oficina de capacitação para os funcionários do Procon, com o objetivo de discutir sobre o reajuste tarifário dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A oficina contou com a presença de Elizabeth Feitosa, assessora jurídica da AMAE; Cintia Barata, coordenadora de tarifas; Karimy Sousa, integrante da ouvidoria; e Bruno Hachem, diretor técnico.

 

 

O último reajuste aplicado pela companhia na tarifa de água foi em julho de 2008. Uma nova adequação à tarifa foi realizada sete anos depois, em junho de 2015, então a defasagem chegou a 168%, prejudicando os consumidores. Outro custo de exploração destacado pela AMAE foi o de energia elétrica, que obteve aumento, de julho de 2008 a junho de 2015, de 134,8%, apresentando uma variação muito acima do índice de inflação para o período.

 

 

O objetivo da AMAE é fazer uma intervenção na ordem econômica, a fim de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, fazendo uso de mecanismos de eficiência e eficácia dos serviços realizados pela Cosanpa. A agência estabelece bases para a definição do reajuste tarifário da companhia e realiza avaliações econômicas para saber o impacto dos reajustes.

 

 

Segundo a AMAE, a busca pelo equilíbrio financeiro da Cosanpa não deve basear-se apenas ao reajuste tarifário, mas também na melhoria da gestão interna aliada a outros aspectos econômicos que visem a redução nos custos operacionais e a melhoria na qualidade dos serviços aos consumidores.