Ação do Dia Mundial da Alimentação conta com a participação do Procon.

A praça Batista Campos, em Belém, recebeu na manhã da ultima sexta-feira (11), a ação de comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, organizado pelo Ministério Público do Estado (MPE), por meio de sua Promotoria de Justiça do Consumidor. A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) participou do evento prestando orientações sobre os cuidados no momento de comprar alimentos para alunos de escolas públicas da capital, que participaram de uma gincana durante toda a manhã.

Além das seis escolas convidadas para o evento, o estande do Procon/PA, montado na praça, recebeu também a visita de pessoas que estavam passando no local e que buscavam saber mais sobre o direito do consumidor. Para orientar o público na ação, os servidores do Procon/PA utilizaram produtos que apresentavam algum tipo de irregularidade para exemplificar situações, como por exemplo, validade vencida, embalagem danificada e a falta de rotulagem. O Procon/PA distribuiu ainda material gráfico informativo, que alertava como o consumidor deve proceder ao comprar produtos alimentícios com irregularidades.

A coordenadora da Gerência de Educação e Projetos do Procon/PA, Eliane Miranda, explicou como foi pensada a atividade que o Procon realizou na praça “quando se trabalha com crianças a melhor formar de se ensinar é através de exemplos práticos. Sabendo disso, nós do Procon trouxemos até a praça Batista Campos a ‘Feira dos Produtos Impróprios’, onde nós ensinamos os estudantes a identificar produtos impróprios para o venda e para o consumo, segundo o código de defesa do consumidor. Para isso nós utilizamos alguns produtos recolhidos em fiscalizações por apresentarem irregularidades” esclareceu a servidora do Procon.

Vitória Pereira, de 12 anos, aluna do sexto ano da escola estadual Tiradentes l, disse que gostou de passar pelo espaço do Procon/PA na ação e falou também que em sua casa os cuidados com os alimentos são grandes " quando eu vou no supermercado com minha mãe a gente sempre repara na validada das coisas, e também, nós nunca compramos produtos amaçados" diz a estudante, que pela primeira vez conheceu o trabalho do Procon.

As atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação começaram no último dia sete, com a realização de palestras educativas sobre os benefícios da boa alimentação, em escolas estaduais de Belém. Um dos responsáveis pela organização das ações do Dia Mundial da Alimentação, promotor de justiça Marco Aurélio do Nascimento, do MPE, falou sobre a escolha das crianças como público alvo das atividades "nós consideramos as crianças como a melhor forma de multiplicar a informação, em sua casa e na sociedade. Daí veio à ideia de voltar às atividades de conscientização alimentar para o público infantil", disse o representante do MPE. Quem destacou também a participação das crianças no evento foi o Diretor do Procon/PA, Moysés Bendahan, “quando se fala ainda quando criança sobre o direito do consumidor a possibilidade da pessoa se tornar um adulto consciente de seus direitos e deveres na hora do consumo é grande” ressaltou.

As ações do Dia Mundial da Alimentação, contou com a participação e o apoio de outras entidades públicas estaduais e municipais que estiveram presentes também na ação, como a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sagri), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Centrais de Abastecimento (Ceasa/PA), e outros órgãos.

Fabrício Lopes - Ascom Sejudh