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Procon promove capacitação dos servidores sobre “Acidente de Consumo”

 

Na última sexta-feira (4) ocorreu a capacitação interna dos servidores da Diretoria de Defesa do Consumidor (Procon/Pa), promovida pela Gerência de Educação e Projetos (GEP), na sede do órgão, no bairro da Pedreira, em Belém, com a finalidade de melhorar o entendimento dos consumidores.

 

A capacitação faz parte de uma agenda de formação dos servidores para melhor atender e lidar com os problemas dos consumidores atendidos pelo Procon. O instituto de Metrologia do Estado do Pará (Inmetro) foi o órgão convidado a promover a formação sobre “Acidentes de Consumo”, com a facilitadora Manoella Morgado, procuradora autárquica do Inmetro. A formação é voltada para todas as unidades regionais.

 

Segundo a assitente social da Gerência de Educação e Projetos, Eliane Miranda, a capacitação junto a outros órgãos serve para melhorar o atendimento e saber direcionar os consumidores que procuram os serviços do Procon. “Através dessa série de capacitações, nossos servidores ficam mais informados sobre como em parceria com outros órgãos que já estiveram presente na formação continuada, e informar corretamente o consumidor que procura os serviços do Procon, como por exemplo: Quem eles devem procurar para obter a solução dos problemas. Com isso nós vamos amadurecendo a qualidade do serviço ofertado a população.”

 

A meta da capacitação sobre “Acidentes de consumo” foi elaborada pelo fato dos servidores tratarem diretamente com pessoas que são prejudicados com esse tipo de acidente. A principal orientação é que eles atendam o consumidor, assegurem os direitos com base no código do consumidor e solicite que ele realize a reclamação junto ao Inmetro, como afirma Manuella Morgado.

 

“A importância da capacitação dos servidores do Procon em relação a ‘Acidente de consumo’ é porque os servidores do Procon tem acesso direto ao consumidor. Se os atendentes do Procon poderem colaborar, educando e estimulando que os consumidores que vêm até eles também relatem seus acidentes, nós vamos ter acesso a essa informação de uma maneira melhor e mais completa.”