PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Dia Internacional do Consumidor é comemorado durante toda a semana pelo Procon-PA

 

As atividades em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor iniciaram-se nesta segunda-feira (15 de Março) com a realização de diversas atividades de atendimento ao público.


O evento teve início na nova sede do Procon-PA, situada na Tv. Castelo Branco, e contou com a participação do grupo de teatro e percussão do projeto Galera Pai D'Égua, que faz parte de uma parceria entre o Procon-PA, o Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI) e o Emaús. O PRONASCI é um programa criado pelo Governo Federal e Ministério da Justiça, com o obejtivo de diminuir o índice de homicídios das regiões metropolitanas brasileiras, articulando políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção e buscando atingir as causas que levam a violência.


Uma das ações do PRONASCI é o projeto Galera Pai D'Égua, que conta com a participação de mais de 25 jovens dos bairros Benguí, Jurunas, Guamá e Terra Firme. Este projeto procura previnir, controlar e reprimir a criminalidade através de uma forte atuação nas raízes sócio-culturais e das vivencias artísticas, além de divulgar os direitos do consumir. A Coordenadora do projeto, Adriana Cavalcante, conta que a capacitação dos jovens é feita em oficinas diárias, durante o período da manhã e da tarde. "A violência está ligada ao consumo, e como a violência é cada dia mais crescente, nós criamos esse projeto para capacitar jovens multiplicadores na defesa do consumidor, além de levar para essas pessoas um sentimento de pertencimento e uma nova visão de cultura", diz Adriana.


Os jovens do projeto Galera Pai D'Égua encerraram a programação na sede do Procon-PA com a apresentação de uma peça sobre os direitos do consumidor. Durante toda a semana do consumidor, eles estarão presentes e se apresentarão nos locais onde as atividades irão ocorrer.
 

O Dia Internacional do Consumidor é uma homenagem a todos os consumidores, que ao longo do tempo vêm aprendendo a conhecer e exigir o cumprimento dos seus direitos. Desde 1962, quando os primeiros direitos do consumidor foram reconhecidos, os debates a cerca do direito a ser ouvido e da segurança, informação e livre escolha de produtos intensificou-se no mundo inteiro, contando com o apoio de diversas entidades civis, instituições públicas, empresas, associações de consumidores, etc.

 
O Código de Proteção e Defesa do Consumidor Brasileiro foi sancionado em 11 de setembro de 1990 e é considerado um dos mais avançados e abrangentes de todo o mundo.

A programação do Procon-PA para a semana do dia do consumidor segue ainda com diversas atividades de orientação ao consumidor, divulgação de serviços, esclarecimento de dúvidas e informações gerais.

Serviço:

Procon-PA
Dia: 15/03/2010 (segunda-feira)
Local: Tv. Castelo Branco 1029, entre Magalhães Barata e Gentil Bittencourt
Hora: a partir das 8h
 
Terminal Rodoviário
Dia: 15/03/2010
Local: Praça do Operário, São Braz
Hora: 14h30m às 18h
 
Estação das Docas
Dia: Entre os dias 15/03 e 18/03 de 2010
Local: Boulevard Castilhos França, 707
Hora: 12h às 18h
 
Shopping Castanheira
Dia: 16/03/2010
Local: Rodovia BR-316, KM 0
Hora: 10h às 18h
 
Boulevard Shopping
Dia: 19/03/2010
Local: Av. Visconde de Souza Franco, 776
Hora: 10h às 18h