PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon Pará fiscaliza estabelecimentos comerciais durante a Black Friday

 A Black Friday, um dos eventos mais esperados pelos consumidores, já chegou nos estabelecimentos comerciais de Belém e região metropolitana. Para garantir compras seguras ao consumidor paraense, o Procon Pará, vinculado à Sejudh, iniciou nesta segunda-feira (18), uma fiscalização de orientação aos lojistas de um Shopping Center, localizado na Av. Visconde de Souza Franco.

Essa primeira etapa da fiscalização é voltada para orientar os lojistas sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor – CDC que necessitam ser cumpridas, como explicou a coordenadora de fiscalização do Procon Pará, Ágatha Barra. “A precificação deve ser clara e precisa em vitrines e etiquetas, para que o consumidor não seja induzido ao erro na hora de adquirir o produto desejado, além do cumprimento do desconto divulgado em propaganda”, afirmou.
Os agentes de fiscalização percorreram lojas que já aderiram a grande promoção e constataram pequenas irregularidades, como ausência de preço em determinados produtos, foi o caso de uma loja de colchões e outra de roupa íntima feminina, onde as etiquetas não continham informações corretas sobre valores. As correções foram feitas após a orientação da equipe fiscalizadora.
O diretor do órgão fiscalizador, Nadilson Neves explicou que, antes e durante o período da Black Friday, as equipes do Procon Pará fiscalizam sites e lojas para coibir práticas abusivas como a publicidade enganosa e outras irregularidades nos preços divulgados. “A participação dos consumidores fazendo denúncias também é fundamental para o sucesso do trabalho que vem sendo realizado pelo órgão”, ressaltou.
Durante o plantão Black Friday, as equipes de fiscalização do órgão percorrerão shoppings, supermercados e magazines, com atenção voltada para os preços oferecidos nas vitrines, para instruir outros lojistas. Após esse período de orientação as fiscalizações serão voltadas para o cumprimento das normas do CDC, em casos de descumprimento os estabelecimentos serão autuados conforme a infração.
 
Por: Sabrina Rayol (Revisado pelo NCS)