PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon-PA encerra Operação Verão 2016 em Cametá, Baião e Mocajuba

 

A quarta semana da Operação Verão 2016, da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PA), passou pelos municípios de Cametá, Baião e Mocajuba. A etapa final Operação Verão começou no dia 25 de Julho e seguiu até o dia 30, fiscalizando estabelecimentos comerciais das três cidades.

 

Durante toda a Operação Verão, que ocorreu entre os dias 04 a 30 de Julho, a equipe de fiscalização do Procon-PA passou por dez municípios do estado, vistoriando 182 estabelecimentos onde foram constatados 41 autos de infrações e apenas um auto de constatação. Também foram prestadas 115 orientações aos consumidores das cidades visitadas pela operação.

 

O coordenador de fiscalização do Procon-PA, Rafael Braga, explicou o motivo da quantidade grande de autos infrações constatados na operação. “Esses estabelecimentos que receberam autos de infrações são estabelecimentos reincidentes, que já foram alvos de fiscalizações passadas e que tiveram a chance de se adequar, mas continuaram infringindo o código de defesa do consumidor. Esses autos de infrações aplicados foram na maioria por conta da não emissão de nota e cupom fiscal, a falta do código do consumidor e a dupla precificação de produtos” esclareceu Rafael.

 

A Operação Verão 2016 teve o objetivo de combater os abusos, por parte de estabelecimentos comerciais, contra os consumidores em cidades muito visitadas no período das férias escolares do mês de Julho. Segundo a Diretoria de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon-PA), a Operação Verão foi considerada um sucesso.

 

Fabrício Lopes – Ascom Sejudh