PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon promove ação educativa para celebrar Dia Mundial do Consumidor


O Procon Pará, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou, neste domingo (15), uma ação educativa, na Praça da República, para marcar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. A data reforça a importância de trabalhar a garantia dos direitos na relação de consumo.
A população recebeu o manual do consumidor, cartilhas com dicas de direitos e de uso de cartões de crédito, além de orientações sobre como solucionar problemas com instituições e de como organizar as finanças, evitando a inadimplência. A ação contou com a parceria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis (ANP) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A dona de casa Odinete dos Santos aguardou a semana toda para verificar a melhor forma de proceder quanto a dívida que tem com uma concessionaria de energia elétrica. "Minha filha me falou desta ação e disse que era a solução para resolver meu problema. E ela acertou, viu? Fui muito bem orientada e agora já sei como devo fazer para ficar em dia", declarou.
 
Para o estudante Carlos Cunha, que também participou da ação, o que chamou a atenção foi a educação financeira que estava sendo ofertada. "Hoje todo mundo tem dívida com alguma coisa, o que é muito errado. Então, eu vim para pegar dicas de como me organizar financeiramente. Com certeza, botarei em prática", afirmou.
Foto: Sabrina Rayol/SejudhMutirão – O Procon Pará também está promovendo, desde o último dia 9, o "Mutirão de Negociação de Dívidas Bancárias e de Telefonia", onde é possível renegociações com instituições parceiras na plataforma digital consumidor.gov.br ou na sede do Procon, em Belém, até o próximo dia 20 de março, de 8h às 12h.
Segundo o diretor do Procon Pará, Nadilson Neves, somente no ano passado, mais de 16 mil pessoas foram atendidas e boa parte teve seus problemas solucionados.
"O nosso compromisso é levar aos consumidores os seus direitos, deveres e ajudar a solucionar seus problemas. Então, sempre buscamos estar próximo das pessoas para que se sintam seguros em garantir um determinado produto ou serviço" - Nadilson Neves, diretor do Procon Pará.
Trabalho – Durante o ano todo, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor atua coibindo práticas que não estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, através das fiscalizações educativas e repressivas, em estabelecimentos de todo o Estado. O Procon também verifica denúncias que chegam ao órgão, fazendo atendimentos presenciais e por telefone para reclamações ou orientações de direitos, além de visitas em faculdades, escolas e empresas, explicando o trabalho que executa.
"Existe consumo em toda parte, então sabemos que é necessário que o Procon esteja nos mais diversos lugares e em diferentes segmentos. Queremos garantir qualidade, sempre, porque é esse nosso maior objetivo", declarou o secretário da Sejudh, Rogério Barra.
Serviço:

A sede do Procon Pará fica na travessa Lomas Valentinas, 1.150 – Belém-PA. 

 

Texto:Daniela Condurú

Foto: Sabrina Rayol