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Servidores do Procon Pará passam por capacitação; atendimento retorna na segunda, 17

 

Servidores da área de atendimento da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon-PA), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participam, até esta sexta-feira, 14, de treinamento em relação ao sistema Proconsumidor e, também, em questões inerentes ao atendimento do público, como relações interpessoais e comunicação não violenta.

Em função do curso, que começou na quarta, 12, e se encerra nesta sexta, 14, o Procon não está atendendo o público, retornando com suas atividades, normalmente, na próxima segunda-feira, 17, em suas quatro unidades: Municipalidade, nº 1636, esquina com a Soares Carneiro; Estação Cidadania, no shopping localizado na Travessa Padre Eutíquio; e nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará e Cabanagem. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 14 horas.

Intitulada “Capacita Procon: servidor capacitado, direito do consumidor assegurado”, a formação tem como principal objetivo familiarizar os atendentes do Procon Pará, sobretudo os mais novos, com a plataforma ProConsumidor, utilizada por todos os Procons do país, e que centraliza informações como: denúncias, reclamações e consultas em apenas um sistema.

 

 

A coordenadora de Orientação e Atendimento ao Consumidor do Procon, Flávia Santos, explica que o objetivo do treinamento é o aprimoramento dos atendentes, focando em questões técnicas, como direito do consumidor até a postura profissional e, por fim, o sistema ProConsumidor. “Estamos vendo nesse treinamento questões relativas à forma de atender o consumidor, desde o momento em que ele chega até o momento em que ele sai do Procon, passando por postura profissional e, por fim, a parte operacional do sistema ProConsumidor, para que o nosso atendimento possa fluir de uma maneira cada vez mais rápida e eficiente. Também trabalhamos temas como relações interpessoais; comunicação não violenta; as maiores demandas que chegam ao Procon; direito do consumidor, entre outras”, pontuou.

De acordo com a consultora Márcia Marques, formadora nessa capacitação, é fundamental trabalhar relações interpessoais na área de atendimento ao público justamente porque o atendimento ao público é o coração de um órgão como o Procon. “O atendimento é o melhor momento para fazer o cidadão compreender o que é o direito dele, então, por isso, estamos capacitando a área do atendimento e fazendo interligação com outras áreas, porque se, nesse primeiro momento, o da reclamação, o atendimento não for bem feito, dificilmente o direito do cidadão será assegurado. Até porque direito é sempre fruto de uma rede, que precisa ser desenvolvida e cada um tem um papel muito importante dentro de cada área em que atua”, afirmou.

A atendente Neuza Araújo está há quatro anos no Procon e procura sempre se manter atualizada. “Quando a gente se capacita, acaba conseguindo ver lá na frente o bem que está fazendo para o consumidor, pois quanto mais conhecimento tivermos, melhor vamos poder atendê-lo”, frisou.

A mesma ideia tem o estudante de direito Vitor Silva, de 23 anos, que é estagiário no setor de atendimento do Procon. “Para nós, é extremamente importante nos fortalecer e capacitar como equipe, pois assim a engrenagem do órgão pode fluir melhor, além de ser ótimo para nossa experiência e crescimento profissional”, finalizou.

 

 

Texto e fotos: Elck Oliveira - NCS/Sejudh