PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon comemora seu 22° aniversário com lançamento do Procon Móvel

Nesta última quarta-feira, 25 de agosto, o Procon/PA, vinculado a Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), comemorou os seus 22 anos de instalação no estado do Pará com uma programação especial realizada na Praça Olavo Bilac, bairro da Terra Firme. O evento contou com apresentações culturais de grupos de jovens atendidos pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, tais como a performance teatral Jovens Multiplicadores e a apresentação do Grupo de Percussão Braços da Amazônia.

O PRONASCI é um programa criado pelo Governo Federal e Ministério da Justiça, com o objetivo de diminuir o índice de homicídios das regiões metropolitanas brasileiras, articulando políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção e buscando atingir as causas que levam a violência.

Na ocasião, o Procon/PA aproveitou a comemoração dos seus 22 anos para lançar o Procon Móvel, um micro ônibus financiado pelo PRONASCI do Governo Federal, no âmbito do Projeto “A Participação do Procon Pará no PRONASCI”, pertencente à Ação Canal Comunidade, denominado especialmente no Pará como Ação Procon Presente.

A unidade itinerante do Procon/PA está adaptada pra realizar atendimento nas áreas que possuem difícil acesso em função da vulnerabilidade social dos consumidores dessa área. “A princípio, o Procon Móvel irá atuar no Guamá, Jurunas, Terra Firme e Benguí, áreas beneficiadas pelo Procon Presente. Após a finalização do Projeto, em março de 2011, beneficiará outras áreas de Belém, inclusive outros municípios”, explica a socióloga do Projeto, Adriana Cavalcante.

Nos locais de atendimento do Procon Móvel, a equipe de atendimento do Procon dará orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor e a resolução de conflitos nas relações de consumo. As pessoas dos bairros atendidos que se sentiram lesadas na compra de algum produto ou serviço prestado podem registrar a reclamação na unidade do Procon Móvel apresentando um documento de identificação e os comprovantes de pagamento, como notas fiscais e boletos pagos.