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Procon celebra 33 anos com cidadania e avanços na defesa dos direitos do consumidor paraense

 Em celebração aos 33 anos do Procon Pará, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou, nesta quarta-feira (25), um evento especial para marcar a data de aniversário. O momento contou com a emissão de carteiras de identidade e uma série de atendimentos ao consumidor, com canal direto com Cosanpa e a concessionária de energia elétrica, entre outros. 

Com atuação a nível individual e coletivo, o Procon Pará executa ações preventivas – educativas, informativas e formadoras, além das punitivas, por meio de atendimento pessoal. Recebe diariamente consumidores, orientando e registrando reclamações, bem como intermediando conciliações antecedentes à abertura de procedimentos administrativos.

Foto: Wagner Almeida / Ascom SejudhO Procon Pará é uma Diretoria vinculada à Sejudh e é responsável pela execução da política estadual de proteção e defesa do consumidor. Tem ainda por atribuição proteger, defender e orientar o consumidor paraense em demandas relacionadas ao consumo. “Parabenizo toda a equipe do Procon Pará pelo trabalho dedicado. Um trabalho prestado à sociedade paraense, principalmente em tempos de pandemia, o que revelou a necessidade de nos concentrarmos no consumidor vulnerável, duramente atingido por esta crise sanitária e econômica”, pontuou Eliandro Kogempa, diretor do Procon.

 

Atendimentos

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) disponibilizou na sede do Procon durante toda esta semana um canal direto para atendimento aos clientes procuram o órgão para resolver pendências. Ana Célia Neves foi uma delas. “Onde moro a conta de água chegou a quase quatro mil reais e quando soube do canal direto, aproveitei a oportunidade para negociar e pedir que a Companhia possa averiguar se há algum tipo de vazamento no fornecimento de água da minha casa”, explicou.  

Ana Célia Neves pediu orientação para resolver problema em conta de águaFoto: Wagner Almeida / Ascom SejudhSelma Regina Leite, moradora do bairro do Guamá em Belém, aproveitou a oportunidade para garantir uma nova cédula de identidade. Ela explica que procurou o órgão para ter um atendimento referente à concessionária de energia. “Preciso de um atendimento sobre a conta de energia elétrica da minha casa, porque os valores saltaram mais de 100% e, se continuar dessa forma, não terei como pagar”, esclareceu. 

O evento contou com a presença do titular e adjunto da pasta de Justiça e Direitos Humanos do Pará, José Francisco Pereira e Valber Milhomem, dos deputados Fábio Filgueiras e Cássio Andrade.

Os documentos expedidos nesta quarta-feira no Procon Pará serão entregues à população no próximo dia 1º de Setembro.

 

Histórico

Selma Leite garantiu nova cédula de identidadeFoto: Wagner Almeida / Ascom SejudhO Sistema Estadual de Defesa do Consumidor foi criado por meio do decreto nº 4.946, de 25 de agosto de 1987, com objetivo de planejar, coordenar e executar a Política Estadual de Defesa do Consumidor. Regulamentado pelo Decreto nº 5456, de 23 de maio de 1988, fora instalado oficialmente no município de Belém no dia 25 de agosto de 1988, tendo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos como órgão central e o Procon como órgão executivo. 

A programação de aniversário do Procon Pará segue até a próxima sexta-feira (27). Para contatar a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, o usuário pode entrar em contato pelos telefones: 151 ou 3073-2827 e ou pelo email proconatend@procon.pa.gov.br. A sede do Procon fica localizada na travessa Lomas Valentinas, n° 1.150, no bairro da Pedreira, em Belém.

Por Gerlando Klinger (SEJUDH)