PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon fiscalizou lojas participantes da Black Friday em shopping de Belém

 

Durante toda a manhã da ultima sexta-feira (25), a equipe de fiscalização da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), visitou lojas de departamento que estavam realizando a Black Friday em um shopping do bairro de Batista Campos, em Belém.

 

 

A Black Friday, termo em inglês que significa 'Sexta-Feira Negra', tem como objetivo oferecer grandes descontos em mercadorias comercializadas na promoção, que teve origem nos Estados Unidos. Por conta das vantagens que a Black Friday oferece, em tese, ao consumidor, a procura de pessoas por shoppings e outros centros comercias é grande nesta época do ano, já que com a proximidade do Natal muita gente aproveita os superdescontos da Black Friday para garantir os presentes de Natal. Sabendo disso, o Procon/PA resolveu realizar no dia da ação promocional uma fiscalização, para garantir que não fosse burlado, por parte das lojas, os direitos do consumidores.

 

 

Segundo balanço final ação, das diversas lojas visitadas pela equipe de fiscalização do Procon/PA quatro delas estavam dentro das normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), e apenas uma loja recebeu um auto de infração, por não apresentar o valor dos produtos antes da realização da Black Friday. O Procon/PA ainda orientou consumidores que procuravam a equipe de fiscalização.

 

 

Algumas lojas estendem a Black Friday até o final do mês e por conta disso o diretor do Procon/PA, Moysés Bendahan, pede para que se os consumidores notarem alguma atitude irregular nas lojas eles devem fazer imediatamente uma denúncia para o Procon do Pará, "para o trabalho da fiscalização do Procon se tornar mais eficaz, nós necessitamos muito da ajuda do consumidor, para denunciar casos de que ferem o direito do consumidor. Para isso nós disponibilizamos o disk denúncia do Procon, que atende no número 151, e também o aplicativo para celulares chamado Governo Digital, que recebe também denúncias de consumidores', lembra o dirigente do Procon/PA.

 

 

Caso os consumidores desejarem mais esclarecimentos do Procon/PA sobre a realização de compras na Black Friday, eles podem ligar para o atendimento do órgão que atende de segunda à sexta, no horário das 8h às 14h, nos telefones (91) 3073-2824/2827/2832.

 

 

Fabrício Lopes - Ascom Sejudh