PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Operação Dia das Mães registra infrações no primeiro dia de fiscalização

Nesta segunda-feira (06), a equipe de fiscalização da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), realizou vistoria em estabelecimentos comercias de Belém. A ação faz parte da “Operação Dia das Mães” que fiscalizará outros pontos comerciais da Região Metropolitana de Belém (RMB) até a próxima sexta-feira (10).

 

A equipe fiscalizou shoppings da capital paraense que costumam receber um número maior de frequentadores em datas comemorativas. Na ocasião, foram detectadas irregularidades que resultaram em auto de infração. “Constatamos falta de preço exposto e ausência do Código de Defesa do Consumidor – CDC em algumas lojas, o que não adequado, por conta disso houve autuação de infração”, esclareceu a coordenadora de fiscalização do Procon/PA, Ágatha Barra.

 

O objetivo da operação é orientar e fiscalizar o comércio a prestar um serviço de qualidade ao consumidor, sobretudo, fiscalizar o cumprimento das normas do Código de Desefa do Consumidor – CDC. “Estamos fiscalizando para garantir que o consumidor tenha acesso fácil as informações de itens, preços e promoções de forma clara e objetiva para não induzi-lo ao erro”, afirmou Ágatha Barra.

 

Para o diretor do Procon/PA, Nadilson Neves, a solicitação do cupom fiscal é a garantia que o consumidor tem para exigir o cumprimento de reparo ou troca do produto. "Alertamos que o consumidor exija a emissão do documento fiscal, pois com ele é possível comprovar a compra do produto caso apresente algum dano após a compra", frisou o diretor, que ainda ressaltou a importância de pesquisar em diferentes estabelecimentos qual as melhores condições de pagamento e valores justos.

 

 

 

Serviço:

 

O consumidor que tenha seus direitos violados pode denunciar na sede do Procon, na Travessa Lomas Valentinas, nº1.150 – Pedreira. O atendimento é das 08h às 14h, de segunda à sexta-feira. Outros canais de denúncia são os números (91) 3073-2824 / 151 ou o e-mail: proconatend@procon.pa.gov.br


Por: Sabrina Rayol, com supervisão da jornalista Claudiane Santiago