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Procon interdita agência bancaria em Belém

 

Em ação realizada na manhã desta segunda-feira (21), a equipe de fiscalização da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Pa) interditou uma agência de um banco privado, localizada na Avenida Magalhães Barata, no bairro de São Braz, em Belém. O motivo da interdição foi por conta das constantes denuncias de consumidores relacionados ao tempo de espera na fila do atendimento da agência bancaria.

 

Segundo o Diretor do Procon/PA, Moysés Bendahan, a agência já teria sido notificada várias vezes sobre a demora no seu atendimento “a agência já estava ciente que o Procon estava recebendo várias denúncias dos consumidores que se queixavam sobre a demora na sua fila de atendimento. Por conta de não ter tomado medidas para resolver o problema de demora no seu atendimento hoje o Procon/PA interditou o espaço, como forma de penalizar o banco pelo o descumprimento da lei estadual”.

 

A agência bancaria ficará interditada durante 48 horas, reabrindo para o atendimento ao público nesta quarta-feira. O serviço do caixa eletrônico do local permanece funcionando normalmente.

 

Lei da fila dos bancos

A lei que estipula o tempo máximo de espera por atendimento em filas de bando é do ano de 2009, ela concede aos estados e municípios brasileiros determinarem, conforme sua realidade, um tempo limite para a espera de consumidores de serviços bancários em filas dentro das agências. No Pará, o tempo máximo que os consumidores devem esperar em uma fila de banco é de 30 minutos que pode se estender para 45 minutos em dias de pagamento ou em véspera de feriados. Caso essa norma não seja seguida por parte das agências bancaria os consumidores devem realizar denuncias aos órgãos que atuam na defesa do direito do consumidor, como é o caso do Procon/PA.

 

Fabrício Lopes – Ascom Sejudh