A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), recebeu na manhã desta terça (21), alunos do curso de graduação em direito do centro universitário Uniesamaz para uma visita guiada pela sede da diretoria. O encontro teve como objetivo apresentar na prática o trabalho e o funcionamento de cada setor do órgão na defesa do direito do consumidor.
A professora Larissa Freitas explica que a visita ajuda na compreensão do conteúdo acadêmico. “A matéria que estou ensinando agora é sobre direito do consumidor, então quis que eles saíssem da sala de aula e conhecessem o cotidiano de um órgão que trabalha diariamente com essa matéria. Fomos atendidos rapidamente para agendar essa visita, foi proveitoso”, avalia a professora.
Os estudantes conheceram as atividades de diferentes seções do Procon, como o Atendimento ao Público, a Coordenação de Processos Administrativos, a Gerência de Conciliação e a Gerência de Educação e Projetos, que trabalha com atividades para educação da sociedade e de fornecedores sobre direitos do consumidor e a importância do consumo consciente.
Vinicius Malcher, aluno do quinto semestre do curso de direito, avalia o aprendizado que teve com a visita guiada. "Conhecer o Procon vai ajudar nos meus estudos, além de entender meus próprios direitos, já que é mais rápido resolver um problema do consumidor pela via administrativa. Também ajuda a pensar no futuro profissional, pois evitar a judicialização da questão torna mais rápida a garantia do cumprimento de direitos e, consequentemente, acelera o retorno para o advogado do caso."
Amanda Alves Santos, da Gerência de Conciliação do Procon, foi uma das servidoras que recebeu os estudantes e destacou a importância de aprender sobre direitos do consumidor. “É importante ter consciência que o Procon não é um órgão que se limita a reclamações e denúncias, mas também promove a educação sobre consumo consciente. Aos que estão interessados, estamos de portas abertas para compartilhar informações sobre direitos do consumidor e que através desse conhecimento seja possível ajudar a população", ressalta.