Abertura de reclamação por e-mail
Caro(a) Consumidor(a),
Agora você pode abrir suas reclamações através de e-mail sem precisar se deslocar até uma unidade física do Procon Pará.
Abaixo seguem algumas informações importantes para a efetivação da reclamação:
- Todo contato entre o Procon Pará e o(a) Consumidor(a), em relação à demanda, acontecerá pela conta de e-mail reclamaprocon@procon.pa.gov.br.
- Todos os dados obrigatórios devem ser preenchidos como informado. Caso tais informações não estejam de acordo, sua reclamação não será registrada em nosso sistema;
- Toda documentação deve ser escaneada/digitalizada e anexada na mensagem de e-mail. Ela deve star no formato .pdf ou .jpeg;
- Devem ser escaneados e anexados ao e-mail os documentos que comprovam a relação de consumo, como notas e cupons fiscais, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço etc.;
- As tratativas das solicitações das demandas por e-mail serão realizadas em dias úteis, das 08:00h às 16:00h, seguindo a ordem de recebimento;
- Para que seu descontentamento seja bem entendido pelo fornecedor, precisamos que o Relato (descrevendo o ocorrido) e o Pedido (falando sobre o que você deseja) estejam bem detalhados;
- As consultas serão respondidas em até 05 dias úteis e as reclamações em até 15 dias úteis;
- Para que sua reclamação seja tratada e registrada, faça o download do arquivo abaixo, leia-o atentamente e siga as orientações.
- No caso da reclamação ser aberta por procurador, este deverá trazer cópia do seu RG, CPF, comprovante de Residência e uma procuração simples (não é preciso reconhecer firma). Segue abaixo modelo de procuração.
OBS.: As reclamações devem ser essencialmente da Região Metropolitana de Belém, pois caso a tratativa com o fornecedor evolua para Audiência de Conciliação, o (a) consumidor(a) deverá comparecer presencialmente.