Abertura de reclamação por e-mail
 

Caro(a) Consumidor(a),
 

Agora você pode abrir suas reclamações através de e-mail sem precisar se deslocar até uma unidade física do Procon Pará.

Abaixo seguem algumas informações importantes para a efetivação da reclamação:
 

  • Todo contato entre o Procon Pará e o(a) Consumidor(a), em relação à demanda, acontecerá pela conta de e-mail reclamaprocon@procon.pa.gov.br.
     
  • Todos os dados obrigatórios devem ser preenchidos como informado. Caso tais informações não estejam de acordo, sua reclamação não será registrada em nosso sistema;
     
  • Toda documentação deve ser escaneada/digitalizada e anexada na mensagem de e-mail. Ela deve star no formato .pdf ou .jpeg;
     
  • Devem ser escaneados e anexados ao e-mail os documentos que comprovam a relação de consumo, como notas e cupons fiscais, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço etc.;
     
  • As tratativas das solicitações das demandas por e-mail serão realizadas em dias úteis, das 08:00h às 16:00h, seguindo a ordem de recebimento;
     
  • Para que seu descontentamento seja bem entendido pelo fornecedor, precisamos que o Relato (descrevendo o ocorrido) e o Pedido (falando sobre o que você deseja) estejam bem detalhados;
     
  • As consultas serão respondidas em até 05 dias úteis e as reclamações em até 15 dias úteis;
     
  • Para que sua reclamação seja tratada e registrada, faça o download do arquivo abaixo, leia-o atentamente e siga as orientações.
     
  • No caso da reclamação ser aberta por procurador, este deverá trazer cópia do seu RG, CPF, comprovante de Residência e uma procuração simples (não é preciso reconhecer firma). Segue abaixo modelo de procuração.
     

OBS.: As reclamações devem ser essencialmente da Região Metropolitana de Belém, pois caso a tratativa com o fornecedor evolua para Audiência de Conciliação, o (a) consumidor(a) deverá comparecer presencialmente.