PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Perspectiva de crédito para o consumidor recua pelo 8º mês seguido, diz Serasa

A perspectiva de crédito para o consumidor num horizonte médio de seis meses recuou 1,6% em outubro, registrando a oitava queda mensal consecutiva e atingindo o valor de 98,9, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira.
A sequência de variações negativas sinaliza que as concessões de crédito com recursos livres para pessoas físicas deverão continuar se expandindo, porém num ritmo mais suave, de acordo com os economistas da entidade.

As perspectiva de um novo ciclo de aperto monetário e o aumento do endividamento do consumidor deverão efetuar um contraponto ao avanço da massa real de rendimentos e do grau de confiança dos consumidores, completam, contribuindo para uma evolução positiva, porém um pouco menos acelerada, do crédito.

Na opinião dos analistas, as operações de crédito imobiliário deverão ser menos afetadas por esse eventual aperto monetário e continuarão a se destacar.

Para empresas, o indicador de perspectiva avançou 0,2% em outubro, atingindo o valor de 103,8. A seqüência de elevações mensais sinaliza que as operações de crédito para pessoas jurídicas com recursos livres continuarão evoluindo favoravelmente no início do próximo ano.

Segundo os economistas da Serasa, a continuidade de queda gradual da inadimplência das empresas e o ritmo mais forte do crescimento econômico deverão sustentar em bases mais sólidas a expansão do crédito ao longo dos próximos meses.
 
 
Fonte: Folha