Municipalização do PROCON

Criação de PROCONS Municipais

A municipalização do sistema de defesa do consumidor é fundamental para o sucesso da atuação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC, na medida em que a maior proximidade e identidade do órgão local com os consumidores e fornecedores, além dos ganhos em agilidade e legitimidade, possibilita pronta interação com os demais órgãos e instituições locais, como entidades civis e Ministério Público, viabilizando canais de comunicação especializados e dedicados para uso dos cidadãos.

Pretende-se chamar a atenção para a importância da defesa do consumidor como instrumento de cidadania e de se ter um aparato institucional organizado e regionalizado para garantir a efetividade dos direitos do consumidor. São fornecidas informações básicas de como criar um PROCON no município, sobre o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, os PROCON’S, os direitos básicos do consumidor e, ainda, orientações gerais para a criação de PROCON’S Municipais e para a instituição de Fundos Municipais de Direitos Difusos – FMDD.

Material de Apoio Técnico/Jurídico
      Criação de Procons Municipais
      •    Criação, Atribuição e Minuta de Projeto de Lei
      •    Recomendação do Procon/PA n. 01/2014