PROJETOS E ATIVIDADES

PROCON MÓVEL (nos Bairros e Municípios): Através de uma viatura, os serviços de atendimento e fiscalização são deslocados aos bairros periféricos da grande Belém e municípios.

• Municipalização do PROCON: Incentivo e assessoramento à criação de PROCONS Municipais, visando complementar a política nacional de relação de consumo.

• Municipalização do SINDEC: Consiste na divulgação do Programa SINDEC aos PROCONS Municipais, estimulando a adesão dos PROCONS já instalados. O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC, tem como objetivo a implementação do Sistema, possibilitando o registro, armazenamento e compartilhamento da base de dados estadual com a base nacional, resultando na elaboração do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, dentre outras que promovam políticas públicas integradas para a defesa do consumidor.

• Ações Educativas:

PROCON nas Escolas: Ação desenvolvida na rede pública de ensino estadual e municipal, bem como na rede de ensino particular. O objetivo é divulgar o Direito do Consumidor, tornando os cidadãos conscientes através de materiais didáticos como álbum seriado, cartilhas, vídeos, teatrinhos, gincanas.

A Escola vem ao PROCON: Ação também desenvolvida na rede de ensino pública estadual, municipal e particular.

Programa de educação para fornecedores: Programa realizado através de palestras nas empresas fornecedoras.