Em Audiência Pública, Procon pede esclarecimentos à Rede Celpa

Na última quinta-feira (15), a Diretoria de Proteção e Defesa do consumidor (Procon/PA), vinculada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participou de mais uma Audiência Pública que discutiu as constantes interrupções, e a demora no restabelecimento de energia elétrica. A sessão ocorreu na Câmara Municipal de Belém, e foi presidida pelo vereador Carlos Augusto Barbosa.

O Evento contou com a participação de entidades governamentais e com representantes da distribuidora Celpa. Na ocasião, o vice-presidente da rede, Jonas Wolf, expôs dados de investimentos e tentou explicar o motivo das constantes faltas de energia. Em entrevista, o Deputado Arnaldo Jordy,disse que a sessão tinha o objetivo de ouvir todos de uma forma democrática e, dessa forma, pedir esclarecimentos à Celpa para que o problema não se agrave. Jordy destacou, por exemplo, o fato de hospitais serem prejudicados com cobranças abusivas e interrupções constantes.

Em seguida a líder comunitária da Vila da Barca, Maria de Fátima, discursou indignada com a situação do fornecimento de energia e disse que para a população carente que recebe menos de um salário mínimo, é muito difícil pagar contas com valores que chegam a R$250,00. Em concordância, a Coordenadora do Procon/PA, Karla Barbosa, expôs os dados, que registram cerca de 1500 reclamações só no primeiro semestre deste ano. A coordenadora disse, ainda, que os investimentos parecem estar inversamente proporcionais, já que a rede afirma um grande investimento, mas os números de reclamações não param de aumentar.

evento recebeu moradores de diversos bairros de Belém e de Ananindeua que também se manifestaram e pediram providências. Em pronunciamento, a representante do Procon destacou a falta de assistência da Celpa, e por fim, reafirmou que a concessionária tem a obrigação de se pronunciar, já que a população está insatisfeita.

Vandson Batalha – Ascom Sejudh