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Procon e Aspas assinam termo “De olho na validade”

Na sua 14° edição, a Feira e Convenção de Supermercadistas e Fornecedores da Região Norte (Supernorte 2011) reuniu nesta segunda-feira, dia 10, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, diversos representantes do ramo. O destaque da primeira noite foi a assinatura do termo “De olho na validade”, entre a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Pa) - vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh)-, e a Associação Paraense de Supermercados (Aspas).


Em respeito aos direitos do consumidor, o Procon articulou com a Aspas, a execução do termo que desperta no consumidor o interesse em verificar a validade dos produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados. “Nós efetivamos, hoje, o termo cooperativo com a Aspas, no qual garante que, ao encontrar produtos vencidos à venda em qualquer supermercado, os consumidores poderão levar outro, dentro do prazo de validade, gratuitamente. Isso reafirma uma das missões institucionais da Sejudh para garantir a cidadania do povo do Pará” explicou o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior.


A Diretora do Procon, Eliana Ushôa, ressalta ainda que o consumidor passa a ser um “fiscal”. “Antes, os consumidores só atentavam para a validade dos produtos que consumiam, após a compra. Agora, com esse termo, os consumidores serão nossos ‘fiscais’. Além disso, o “De olho na Validade” faz com que os próprios donos dos supermercados prestem atenção na validade dos produtos ofertados, caso contrário, podem perder mercadorias que permanecem no prazo de validade”, explica.


O stande do Procon foi um dos ambientes mais movimentados. No espaço, o órgão orientava consumidores, divulgava trabalhos realizados, e distribuía materiais informativos. Enquanto painéis expunham dicas aos fornecedores, informações sobre os direitos do consumidor e ações de fiscalização, servidores do Procon prestavam orientações aos visitantes quanto à adoção de medidas, e também sobre o Procon Móvel – veículo que leva atendimento não só para a Região Metropolitana, como também para o interior do Estado. Já os casos de reclamações, estes foram encaminhados à sede do órgão, para que sejam efetivadas.


Para a Chefa da Divisão de Estudos e Projetos (DEP), Viviana Fernandez, o sucesso do primeiro dia, reflete o empenho no atendimento realizado pelo órgão. “Só nesta noite contamos com a presença de cerca de 20 servidores, que realizam trabalho de conscientização sobre os direitos do consumidor, e também contribuem para a divulgação do trabalho realizado pelo Procon”, lembra. “Participamos deste evento há, pelo menos, 10 anos, e nosso principal objetivo é indicar os procedimentos adequados para que os diretos do consumidor sejam respeitados”, ressalta a Secretária da Diretoria do Procon, Celeste Souza.


    Em visita ao Stande do Procon, a fonoaudióloga Joseane Lassance, destacou a importância da presença do órgão no evento. “Como é um feira que reúne tantos empresários, é importante divulgar trabalhos que se preocupam com a fiscalização e com a satisfação dos clientes”, afirma.


Visando supermercados responsáveis e com um maior compromisso com a qualidade de vida, a Supernorte 2011 contou com 25 representantes na mesa de abertura. Dentre eles, estavam o Governador do estado, Simão Jatene, e a Diretora do Procon/Pa, Eliana Ushôa. Em discurso, a Senadora Marinor Brito cumprimentou o Governador Jatene, e destacou o fortalecimento da economia e o avanço na inserção de funcionários Portadores de Deficiência, que, segundo Marinor, “essa atitude fortalece a cidadania”.


O Presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), João Carlos Oliveira, lembrou dos 25 anos da organização, e destacou a importância do mercado paraense. “O Pará, que está entre os sete maiores estados na quantidade e qualidade de faturamento, possui grandes empresas aqui”, lembrou.

Ellyson Ramos – Ascom Sejudh