PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon participa de Audiência Pública sobre atualização do Código de Defesa do Consumidor

The page style have been saved as Padrão.
Você não tem permissão para ler os comentários.

Na última quarta-feira, 14, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), participou da 5ª Audiência Pública sobre a atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O evento, que teve início às 19h, ocorreu no auditório do Edifício Sede do Ministério Público do Estado do Pará e contou com a presença de quase 170 convidados. Dentre eles, estudantes de diversas faculdades e universidades, advogados e assistentes sociais. Todos estavam interessados na atualização do CDC, já que as propostas apresentadas são de grande relevância social.
O evento recebeu autoridades de diversos estados brasileiros e contou com a participação da Comissão de Juristas e Assessores do Senado Federal, além da participação dos Representantes do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que por sua vez, é responsável por colher sugestões da população. Dentre as sugestões apresentadas para a atualização do CDC, pela Comissão de Juristas do Senado, estavam medidas para conter o superendividamento, a regulamentação do comércio eletrônico e as ações coletivas.
Na ocasião, o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, destacou os desafios em reduzir a pobreza e a desigualdade com sustentabilidade. “Reduzir a pobreza é valorizar a vida”, resumiu o secretário, com a frase que foi lembrada no decorrer da audiência. O titular da Sejudh ressaltou, ainda, a importância da população no processo de desenvolvimento econômico e sustentável e disse que toda a construção é coletiva. Por fim, agradeceu as autoridades e o público presente.
A diretora do Procon/PA, Eliana Uchoa, e representantes Ministério da Justiça e DPDC, Juliana Pereira, Patrícia Galdino e Manoel Fernando, do Procon/SP estavam presentes. Paulo Arthur Góes, do Ministério Público/RN; e outros membros do Ministério Público do Estado do Pará, como Marco Aurélio lima do Nascimento, Joana Chagas Coutinho e Helena Maria Oliveira Muniz, também compareceram à audiência.
A Diretora do DPDC, Juliana Pereira, agradeceu às universidades, à OAB, à Diretora do Procon/PA, Eliana Uchôa; ao Secretário da Sejudh, José Acreano Brasil Junior, a todos do DPDC, e ressaltou a importância desta visita a Belém, e de como a audiência é especial, já que esta fecha o ciclo das audiências realizadas na cinco regiões de País. “O código visa o equilíbrio”. Com esta afirmação, o representante da Comissão de juristas, Leonardo Bessa, iniciou sua reflexão sobre as 10 mudanças que o código sofreu desde a sua criação em 1990. Ainda na sua reflexão, Leonardo disse estar muito feliz já que durante os mais de 20 anos de Código não houve nenhum retrocesso.
O Professor Dr. Kazuo Watanabe também falou sobre o código, da mudança de contexto, das atualizações e da funcionalidade do CDC. O professor ressaltou a importância das Audiências Públicas, já que serviu para colher sugestões para que a atualização não fique restrita a autoridades.

Vandson Batalha – Ascom Sejudh

Foto: (site MPE)