PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Em comemoração ao dia do consumidor, Procon divulga Cadastro de Reclamações Fundamentadas

The page style have been saved as Padrão.
Você não tem permissão para ler os comentários.

 Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vinculada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou hoje (15) na sede do Procon/Pa, a divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

 

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas ampara os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. O Cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, de janeiro a dezembro de 2012, ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e fornecedor. Ele representa uma importante referência para órgãos de defesa do consumidor, imprensa, consumidores e para os próprios fornecedores.

 

O objetivo da ação do Procon foi de divulgar as Reclamações Fundamentadas, Atendidas, reclamações resolvidas, e Reclamações Fundamentadas Não Atendidas, realizações que após análise dos fatos o fornecedor não realizou acordo na esfera administrativa, para a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas.

 

“O Cadastro de Reclamações apresenta todas as reclamações que entraram no, qualquer lesão ao Direito do Consumidor, cobrança, vexatória, defeito no produto, cobrança indevida/abusiva. O Cadastro funciona, na verdade, como um termômetro para a gente tomar decisões com relação a política do consumidor” disse o atual Diretor do Procon, Sabbá Neto.

 

De acordo com fonte do Sindec-Procon/Pa, foi realizado um ranking: os 10 Fornecedores Mais Demandados, 10 Fornecedores com Mais Reclamações Não Atendidas, 10 Assuntos/Problemas Mais Demandados por Área. Segundo o Sindec, os assuntos/problemas mais demandados por área foram os serviços de energia elétrica com cobrança indevida/abusiva e orçamento, totalizando 172 reclamações (atendidas e não atendidas); Lojas comerciais com produtos entregues com defeito e garantia e Banco Comercial com cobrança, vexatória/difamatória.

 

“Ainda existe uma carência de maior segurança para o consumidor que realiza compras virtuais”, ressaltou a ex Diretora do Procon Eliana Uchôa. E sobre as notas que vem sendo frequentes nas redes sociais a ex diretora aconselhou o consumidor a “usar os direitos por meios legais, as redes sociais não devem ser usadas para isso, não é adequado”.

 

Além da divulgação do Cadastro de Reclamações, o Procon está realizando hoje nos shoppings Pátio Belém, Boulevard, Castanheira e Parque Shopping, serviços de orientação, informação e atendimento ao consumidor, buscando contribuir para a educação do consumidor e divulgação dos serviços prestados pelo órgão.

 

No domingo (17), o Procon Móvel vai estar à disposição dos consumidores na Praça da República, ao lado do Teatro da Paz, de 8 às 13hs. A ação vai contar com a parceria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Defesa do Consumidor (DECON) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

 

Texto: Mirelle Giusti