Na páscoa os ovos que chamam mais atenção das crianças são aqueles que contêm além do chocolate, brinquedos. Porém, esses “brinquedinhos” acabam custando muito caro para o consumidor.
As embalagens coloridas, as propagandas e os brinquedos, são os atrativos que conquistam a criança na hora da escolha. Os ovos de personagens licenciados e times de futebol são os mais solicitados pelos pequenos, e também os mais caros.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) realizou uma pesquisa, onde analisou 12 ovos de páscoa de seis marcas. São elas: Arcor, Ferrero, Garoto, Kraft, Nestlé e Village nºs 12, 14 e 15 do tipo mais simples, que é o chocolate ao leite. O objetivo principal dessa pesquisa foi avaliar a presença de apelo ao público infantil nas embalagens.
Através dos resultados foi constatado que o consumidor paga cerca de R$ 23,25 em um ovo de 180 gramas com brinde. Já um ovo sem brinde e com 60g a mais, fica em torno de R$ 22,02. Ou seja, o ovo com brinde é 42% mais caro.
Essa diferença dos preços pode ser percebida ainda mais, se for feita uma comparação entra uma barra de chocolate de 170g e um ovo com brinde de 180g. Cada 100g desse ovo custa três vezes e meia a mais que a mesma quantidade do chocolate ao leite da barra.
Com ou sem brinde, o preço dos ovos em geral subiram cerca de 21% em relação ao ano passado.